Este artigo, isento de pretensões quanto ao aprofundamento de conceitos da Epistemologia, objetiva contribuir para o clareamento das ideias e de preceitos conscienciológicos enquanto qualidade máster da natureza ínsita ao conjunto de saberes analisados e produzidos, evidenciando a solidez da produtividade científica sob a neoparadigma consciencial. Discorre sobre elementos basilares e insígnias notórias da Conscienciologia que discernem o caráter próprio da cientificidade no teor stricto sensu quanto ao modo de estudar, proceder e avançar cognitivamente. Para a elaboração do trabalho foram reunidos os princípios básicos e processos consolidados em práticas de pesquisas e nas publicações conscienciológicas, em cotejo a peculiaridades centrais que discernem o conhecimento advindo da conduta científica de outros tipos de conhecimento, considerando no estudo as divergências decorrentes do paradigma consciencial. As injunções, a partir da pesquisa realizada, ratificam a manutenção dos critérios substanciais de cientificidade na Conscienciologia, nesse caso, revolucionária com neoparadigma que extrapola os limites da Ciência tradicional, presa às constatações limitadas ao mundo material.
Conscientia Nilse Oliveira Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
O presente artigo aborda a importância de ações concretas do voluntário-pesquisador-docente na autopesquisa dos voluntários. O método utilizado foi a análise crítica das experiências vivenciadas. O objetivo é expor ações que auxiliaram a pesquisa dos voluntários durante o primeiro ano de coordenação da autora na área do técnico-científico no IIPC, em Manaus. Apresenta técnicas aplicadas, trabalhos realizados e resultados alcançados a partir das iniciativas aplicadas para superação das resistências e dificuldades dos voluntários à produção autopesquisística. Ao final conclui que o envolvimento com o processo da escrita conscienciológica é capaz de proporcionar maior interação motivacional de escrita nas outras pessoas, e colaborar para
a produção autopesquisística no grupo de voluntários da Conscienciologia.
Este artigo sintetiza aprendizados da autora com a prática de 13 anos da tarefa energética pessoal e objetiva aquecer o debate de verpons embasadas no paradigma consciencial, a partir da análise dos registros pessoais dos últimos 6 meses, das situações vivenciadas durante a aplicação da técnica da tenepes, e, com a exposição de autoenfrentamentos, trazer fatos passíveis de discussão e questionamentos por parte de outros pesquisadores e praticantes da tenepes. Conclui a importância do aprimoramento dos registros pessoais, tendo em vista tratar-se de experiência multidimensional a demandar ainda a formação de neossinapes para a sua compreensão, paulatinamente. Fica evidente para a autora a existência de vários pontos de convergência com relatos de aprendizados de outros pesquisadores.
Este artigo enfatiza a importância da técnica da tarefa energética pessoal e de debates sobre o tema para o pesquisador da Conscienciologia. A partir da observação de vivências pessoais ao longo de 3 anos e 5 meses enquanto praticante da tenepes, apresenta o laboratório pessoal do autor no sentido de analisar experiências selecionadas do ano de 2010, visando confirmar a entrada no segundo estágio da tenepes denominado manutenção, segundo as orientações disponíveis na literatura conscienciológica. Para alcançar esse objetivo, organiza a cronologia pessoal, além de excertos de experiências tenepessísticas. Embora os desafios percebidos à frente, conclui confirmando a tese inicial de o autor estar no estágio de manutenção com base na convergência de ações pessoais, na superação de contrafluxos, em extrapolacionismos das próximas fases da tenepes e na influência positiva observada nas principais áreas de atuação pessoal.
Conscientia Antonio Pitaguari Vol 14 - N. 2 - 2010 (2010-04)
O presente artigo consiste na apresentação dos resultados de pesquisa desenvolvida na Dinâmica de Desenvolvimento Parapsíquico, realizada no CEAEC, cujo objetivo é avaliar os resultados da aplicação da técnica Autoexperimentação Epicêntrica, além de oportunizar aos participantes a vivência da experiência de epicentrismo consciencial nas atividades de formação de campo bioenergético interassistencial por período de 8 semanas consecutivas. Expõemse a definição e descrição da técnica, os objetivos pesquisísticos da aplicação, os
resultados parciais obtidos. Conclui-se com a relevância da aplicação da técnica autoexperimentação epicêntrica na condição de laboratório experimental para desenvolvimento de pesquisas conscienciológicas.